Para iniciar toda essa conversa, nós precisamos fazer um alerta: O seu gerente não é seu amigo! Ele tem metas, prazos, e é treinado diariamente para convencer os clientes dele a enriquecer o banco, seja por meio de empréstimos, investimentos, ou qualquer outra forma que a instituição financeira invente de fazer você, cliente, a dar o seu dinheiro para ela!
Sabendo disso, podemos dizer que a relação ideal, isso quer dizer, mais benéfica ao cliente, é aquela que o banco não dita as regras do jogo em sua completude: o cliente não depende dele, logo, ele precisa criar maneiras de gerar essa dependência, e muitas vezes, nesse processo, surgem flexibilizações atrativas, seja de custos, prazos, estruturas de operações e afins. E é exatamente nesse momento que você, agindo como um cliente inteligente, passa a analisar a viabilidade daquela proposta do seu gerente, entendendo verdadeiramente o produto que está sendo oferecido. Isso te fará enxergar se de fato há a necessidade, e, principalmente, como tirar o melhor proveito naquele momento, daquele produto, se a sua opção for seguir com a contratação.
De outro lado, não ser dependente do banco não significa somente saber criar uma relação equilibrada e consciente. Significa, também, não ter apenas UM banco, e, sim, outros bancos que te oferecem os mesmos produtos. Isso com certeza te trará o benefício da escolha, aumentando a amplitude de sua visão a respeito de possíveis abusos e custos acima do permitido.
Listamos, então, algumas atitudes que caso você insira no seu dia a dia de relacionamento com o banco, com certeza te aproximará de melhores condições, e com certeza o seu bolso te agradecerá!
- Enxergue o seu gerente como ele realmente é – Já citamos a respeito disso, mas consideramos que esse ponto é tão importante, mas tão importante, que precisa ficar em primeiro lugar. O seu gerente NÃO é seu amigo.
- Seja insistente com a “pexinxa” – o seu gerente foi treinado para te despertar algumas sensações que, na grande maioria das vezes, não são reais. Dentre elas, está a escassez, onde ele tenta a todo custo colocar na sua cabeça que aquela oferta ou condição é especial para aquela semana, ou dia. MENTIRA! Ou, se não, em relação ao preço mais barato, onde ele não consegue abaixar ainda mais porque já está no mínimo. Outra mentira. Muitas pessoas estão pagando muito mais barato do que você! Jogue contra o seu gerente, e diga que, caso não se aproxime do que você deseja, você já tem outro banco para cotar.
- Caso suspeite de algum problema, não pense duas vezes em “ameaçar” o seu gerente de acionar a inspetoria do banco, via canais de atendimento a reclamações, e mais, sempre deixe claro que o seu advogado está a disposição para sequenciar com providências, podendo até responsabiliza-lo legalmente, em seu CPF.
- Torne parte da sua rotina acompanhar a movimentação de sua conta, com olhar sempre atento ao extrato – Não acredite que o banco será o guardião do bom andamento de suas movimentações. Com certeza, na primeira oportunidade, alguma tarifa, juros, taxa, ou qualquer outra coisa, será cobrada na sua conta sem que você saiba disso. Não ache que isso é normal! Saiba separar o que você realmente deve pagar, do que aquilo que o banco cobrou a mais, ou, do nada!
- Tenha conhecimento dos produtos bancários – não deixe que o banco seja quem te ensine sobre o funcionamento das coisas. Ele te ensinará exatamente o que você precisa saber para fazer ele lucrar mais ainda! Busque conhecimento acima de tudo, e jamais seja manipulado.
Espero que tenhamos conseguido apoiar você, cliente, e havendo qualquer tipo de dúvida ou necessidade, estamos sempre dispostos a apoiá-lo de todas as formas!
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